Fotografo: Sem Dados
...
Sem Legenda

A conclusão do projeto de pavimentação da Rodovia TransCarajás, uma antiga demanda da região sudeste do Estado, sairá do papel assim que passar o período chuvoso. No município de Canaã dos Carajás, na tarde de sábado (30), o governador Helder Barbalho anunciou a autorização para a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) fazer a licitação da obra, que deve ter investimentos acima de R$ 60 milhões.

O governador, acompanhado de titulares de vários órgãos da administração estadual, está na região para cumprir uma vasta agenda de trabalho, dentro do Programa Governo por Todo o Pará.

Antes de chegar a Canaã dos Carajás, o governador se reuniu, em Belém, com representantes da Setran e da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), para autorizar a conclusão da pavimentação da TransCarajás.

Nessa primeira etapa, o investimento será de R$ 64 milhões em um trecho de 45 quilômetros, entre a entrada do município e o KM 70, encurtando o tempo de acesso aos municípios de Parauapebas, Xinguara e Sapucaia, e à Rodovia BR-155, que leva ao Estado do Tocantins. Helder Barbalho frisou que a obra é estratégica e prioritária para a região.

“Integrando os estados, garantimos o escoamento da produção e o desenvolvimento. Integrar, viabilizar vocações e o encurtamento de caminhos para as pessoas será o fator determinante para investimentos”, reforçou o governador, confirmando que o processo já está em andamento, e que a chegada do período de estiagem no Estado deverá acelerar ainda mais as ações necessárias para o início das obras.

MAIS OBRAS

 O chefe do Executivo anunciou ainda a retomada das obras de reforma da Escola Estadual Irmã Laura de Martins Carvalho e, futuramente, a construção de uma nova unidade educacional. 

Também durante a programação foi confirmado um compromisso de cooperação entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Secretaria Municipal de Agricultura de Canaã, com objetivo de fortalecer a atuação dos produtores e do agronegócio.

A construção da nova sede do órgão no município é uma das ações previstas nesse planejamento. O prefeito Jeová Andrade disse que o governador sabe das dificuldades da educação como um todo, e assumiu um compromisso em relação a isso. “Acreditamos em um Pará novo, e vemos que muitas coisas já começam a ser resolvidas”, afirmou.

Polícia Militar faz convênio com escola de Canaã dos Carajás

O começo da agenda de Governo na região incluiu o convênio de supervisão educacional da Polícia Militar com a primeira escola em tempo integral do município. A Escola Municipal de Educação Básica Ronilton Aridal da Silva, em Canaã dos Carajás, iniciará suas atividades no próximo dia 8 de abril, recebendo mais de 600 alunos oriundos de outras escolas, principalmente do residencial Canaã e do bairro Nova Esperança.

O local será supervisionado pelo 23º Batalhão da PM, sediado em Parauapebas (município vizinho), vinculado ao Comando de Policiamento Regional II. Serão designados instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) para atuação com os estudantes.

Aos 12 anos, Gabriel da Silva é uma das crianças que será beneficiada pela estrutura do complexo, superior a 3 mil metros quadrados, inaugurado neste fim de semana. “Desde que eu soube que iam construir, eu quis vir para cá. Acho que tudo vai melhorar, inclusive o comportamento, com regras diferentes, aulas diferentes, tipo as de informática”, contou ele, que estava ao lado do governador no momento em que a faixa de inauguração foi descerrada.

Helder Barbalho lembrou que apesar de o município, assim como outros do Sul e Sudeste do Pará, ser historicamente lembrado pela exploração mineral, é essencial o investimento na formação de jovens e crianças.

“Parabéns a esta administração por priorizar a educação, única riqueza que nenhuma circunstância pode tirar. Vocês fazem a boa escolha, de promover as transformações a partir desta iniciativa”, ressaltou o governador.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado Daniel Santos, ratificou o apoio às ações prioritárias da nova gestão. “Só vamos construir uma sociedade melhor com educação. Tudo começa nisso. É intensificar a presença de poderes em todos os locais”, afirmou.

(DOL)